SEO, uma arma essencial.

Atualmente, manter um site não é uma tarefa tão fácil assim. Dentre muitos assuntos que podem ser tratados na internet, manter um site para tratar deles demanda tempo e principalmente paciência.

Esse trabalho de manutenção se torna ainda mais árduo se o site é pouco visitado: é preciso descobrir o problema de por que o site possui acessos, e tentar pensar mil jeitos para que isso mude, cansa e desanima.

Mas, posso garantir que seu problema já está encontrado e solucionado.

Você já ouviu falar em SEO?

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que em português significa otimização para mecanismos de busca.

O SEO é um conjunto de estratégias usadas para melhorar o posicionamento dos sites em páginas de buscas. Ou seja, melhorar o posicionamento do seu site, através de pequenas alterações – mas que fazem grandes diferenças – nele mesmo.

Clique aqui caso queira saber mais sobre SEO.

Você não precisará gastar seu dinheiro ou tempo para que seu site ganhe visibilidade, só precisará modificá-lo para que ele se autopromova.

A seguir, daremos algumas dicas de SEO para que seu site ganhe visibilidade e fique bem posicionado nos mecanismos de busca da internet.

O uso de palavras-chave

A busca pelo conteúdo nos sites de pesquisa da internet, geralmente, é feita através de palavras-chave, correto?

Quando queremos realizar uma busca, usamos as palavras que estejam mais ligadas ou diretamente ligadas ao assunto, por exemplo, ao pesquisar uma receita culinária, no item de busca, colocamos a receita que queremos como “bolo de chocolate” assim somos direcionados diretamente ao que queremos.

Esse direcionamento só é possível graças às palavras chave “bolo-de-chocolate”.

Compreenda que, os robôs que fazem a detecção das pesquisas, irão buscar as palavras chaves para direcionar o usuário ao que ele quer. Quando as palavras-chaves são bem utilizadas em um site, esse mecanismo funciona muito bem.

Utilizar as palavras chaves nos títulos, subtítulos e no decorrer dos textos, é uma maneira “saudável” de utilizá-las.

Para saber quais são as palavras-chave do seu site, faça um levantamento das mais utilizadas em seu conteúdo e trabalhe nelas.

Nomeie as imagens

A utilização das palavras-chave ditas acima também pode ser feita nas legendas das imagens utilizadas nos textos em seu site. Os mecanismos de pesquisa também indexam essas palavras, o que aumenta a possibilidade de seu site ser visitado.

Utilize URL’s fáceis e amigáveis

Se seu site fala sobre venda de celulares, por exemplo, utilize URL’s do tipo “www.nomedosite.com/celulares-para-vender” a utilização de URL simples e objetiva colabora para que os sites de busca potencializem a chance de que seu site seja acessado.

Preocupe-se com o conteúdo

Ter um conteúdo bom e atualizado faz com que os navegantes de internet confiem no seu trabalho e sempre voltem para vê-lo.

Além disso, após um levantamento sobre as palavras-chave que melhor se encaixam para o conteúdo do seu site, elaborar os textos utilizando-as garante um conteúdo mais prático que agilize o trabalho de busca dos robôs.

Foque no público-alvo

O foco no público-alvo que deseja atingir ajuda a manter o conteúdo do site atualizado, pois, sabendo qual é ele, é possível identificar suas necessidades e carências e nutri-las através do conteúdo do seu site.

Divulgue!

As redes sociais possuem um poder incrível que pode auxiliar muito no alcance do site.  Fazer a divulgação do seu site nelas auxilia aos desesperados por respostas e soluções.

Crie páginas de relacionamento e do site nas redes sociais para se manter ainda mais próximo ao público-alvo, aumentando o alcance do conteúdo.

Fazendo o uso dessas 5 dicas, seu site ficará em outro patamar. Mas lembre-se: é importante sempre estar ligado às necessidades do público e realizar mudanças quando necessário é essencial.

 

Via: Designers Brasileiros