Uma das partes mais importantes do e-commerce são as imagens dos produtos que estão em exibição. Mesmo com sistemas operacionais e bom alcance, é bem possível que um visitante de sua loja virtual fique desinteressado em comprar um produto caso sua imagem não pareça atraente ou esteja em má qualidade. Isso faz com que a loja perca confiabilidade, já que limita a visualização do artigo em questão.

Por outro lado, pode ser complexo – e caro! – conseguir boas fotografias, considerando a compra de material ou o uso de profissionais. Considerando o capital disponível para quem está se lançando no ramo das lojas virtuais, dificilmente terá orçamento o suficiente para comprar esse tipo de equipamento e a contratação de fotógrafos. Mas isso não significa que é impossível tirar excelentes fotos de seu produto para ecommerce. Veja abaixo algumas dicas para conseguir fotos matadoras mesmo que não tenha todos os equipamentos necessários!

Leia também: 7 Banco de imagens gratuitas para você salvar nos favoritos

Câmera ou smartphone?

Usar uma câmera ou smartphone para tirar as fotos é um tema complexo, já que várias possibilidades são permitidas. Se o seu orçamento for demasiado limitado, nossa dica é: use o que já tem. A câmera não é único elemento para uma boa foto, então é possível conseguir boa qualidade mesmo que não tenha um equipamento voltado à imagens profissionais. Além disso, hoje em dia celulares de topo já têm boas câmeras incorporadas.

caio-design-fotos-ecommerce

Caso necessite ou possa investir, recomendamos a utilização de uma câmera digital, que possuem diversas faixas de preço. Também não é necessário que compre a mais atual ou profissional: câmeras de segunda mão ou semi-profissionais podem dar conta do recado. Se prefere usar o smartphone, a maioria das edições atuais do iPhone e do Galaxy do Samsung possuem câmeras excelentes e perfeitamente utilizáveis. Smartphones de uma ou duas gerações anteriores também possuem capacidade de conseguir boas fotos, em último caso.

Como usar a câmera

Mais importante do que o equipamento a ser escolhido é a maneira que vai utilizá-lo. Procure lentes que permitam ajustar o foco de maneira manual. Nos smartphones, o ideal é buscar aplicativos que também permitam esse ajuste de foco e edição direta. No iPhone, o Camera+ é um dos aplicativos que contam com ambas as funções. Para aparelhos Android, recomendamos o Camera360.

Nas configurações, é recomendado tirar as fotos em um ambiente iluminado e sem usar o flash, independente do dispositivo que esteja usando. Também é recomendado evitar efeitos que possam distrair os potenciais clientes do principal, que é o produto.

Conselhos para fotografar vestuário

  • Utiliza um(a) modelo: se você vende roupas, aconselhamos que mostre seus produtos em uso. É uma maneira eficiente de se aproximar do público-alvo, mostrando como a roupa fica no corpo de uma pessoa como eu e você.
  • Alinhe os estilos: ao selecionar a pessoa que representará sua marca, tenha o cuidado de escolher alguém que tenha o mesmo estilo da mesma. Ninguém saberá escolher isso melhor do que você.
  • Cuidado com as dobras: tenha cuidado com as poses dos modelos, já que algumas vezes elas podem ocasionar dobras na roupa, atrapalhando a vista da mesma.

Conselhos para fotografar acessórios de moda

O mais importante ao fotografar os acessórios que você vende é imprimir uma luz uniforme sobre toda a superfície. Desse modo, você evita criar sombras desnecessárias que podem ocultar características básicas do seu produto e confundir o cliente.

Como mencionamos antes, se ainda lhe falta um orçamento suficiente para contratar um fotógrafo profissional e você quer fotografar seus acessórios de maneira econômica, recomendamos criar sua própria caixa de luz (ou lightbox). Confira:

qq

Conselhos gerais para a fotografia de produtos

1 – Enquadre

O produto é o principal modelo da foto, por isso evite enquadrar muitos objetos. Mantenha o foco no item principal. Você pode até criar um cenário ao fotografar – por exemplo, colocar algumas flores em volta ao fotografar aquela bolsa floral. Mas lembre-se de destacar o item principal: a bolsa. Os outros são apenas “figurantes”.

2 – Recorte

Não tenha medo de cortar suas fotos caso isso melhore a aparência e deixe o produto em destaque.Você encontra o recurso de recortar imagens em qualquer editor de imagens simples, inclusive os gratuitos.

3 – Repita

Para ter certeza que você conseguiu tirar a foto perfeita, faça mais de uma foto do mesmo produto. Experimente, também, clicar de diferentes ângulos, procurando o que o mais valoriza. Você não vai gastar nada a mais por isso, afinal, a era dos filmes e revelações já passou.Para quem usa smartphones, aproveite os recursos, ou aplicativos, que fazem vários disparos de uma só vez.

4 – Use um tripé

Esse acessório  vai ajudar você a tirar fotos mais precisas, sem correr o risco delas saírem tremidas.Eles estão disponíveis em todos os tamanhos e preços. Escolha uma opção que não pese no orçamento. Existem, inclusive, modelos que suportam câmeras caseiras e celulares.

5 – Procure acessórios

O mercado hoje oferece diferentes tipos de lentes de encaixe e magnéticas, inclusive para celulares, com efeito de olho de peixe, macros, telefotos e outros. Compre pelo menos uma. Você vai ver que só essa ângulo diferente pode dar uma supervalorizada no seu produto.

6 – Humanize

Caso sua loja venda acessórios ou roupas, você pode ter um modelo para mostrar como ele fica na vida real. Você não precisa contratar um profissional para isso. Um exemplo é a loja de acessórios femininos Rafaela Busco. A irmã da empresária, e às vezes até o seu cachorro, servem como modelos das bolsas e acessórios.

7 – Utilize editores

Você não precisa ser expert em Photoshop para deixar suas fotos lindas. Alguns editores gratuitos são fáceis de usar e só um efeito de cor, por exemplo, já pode dar um toque todo especial à imagem. Além disso, eles podem ajudar a melhorar o brilho, cor e luz das fotos.

8 – Conheça o Câmera +

Esse aplicativo é gratuito para Android, e custa menos de 2 dólares na App Store. Com ele você pode editar suas imagens no próprio celular.A ferramentaé completa e oferece recursos como: ajuste, efeitos, recorte e bordas.

9 – Lance mão do FastCamera

Esse aplicativo permite ao usuário tirar várias fotos por segundo. Ele pode ser baixado apenas em dispositivos que rodam o sistema operacional iOS. O FastCamera pode ser ainda uma boa opção caso você queira testar fotos em movimento, fazendo um pequeno vídeo ou gif animado. O download custa 5,99 dólares.

10 – Recorra ao Arqspin

Esse recurso mostra as imagens em 360 graus. E o melhor, ele pode ser aplicado em qualquer foto, independente da câmera na qual ela tenho sido tirada. Ele pode ser usado em celulares, tablets ou computadores. Seu custo é a partir de 19,95 dólares por mês.

11 – Tenha uma tenda de luz

Vale a pena investir em uma tenda de luz, pois ela vai ajudar a suavizar a claridade e eliminar o reflexo. Ideal para fotografar produtos de vidro, por exemplo.

12 – Utilize o Clipping Magic

Essa ferramenta online permite remover o fundo dos seus produtos. Uma facilidade para quem quer alterar cores ou imagens do background, ou ainda, não gostou do resultado final da foto. Os planos custam a partir 2,99 dólares por mês. Lembrando que você pode utilizar também a ferramenta “Magic Eraser Tool (E)” no Photoshop para remover os fundos de suas imagens.

13 – Construa um fundo infinito

Apesar de ser vendido pronto, você encontra tutoriais na internet que ensinam a fabricação própria. Trata-se basicamente de um fundo sem linhas retilíneas e de cor uniformemente branca. A sensação de que o internauta tem ao ver a foto é que ele foi “fotografado ao ar”, sem fundo. Confira:

8166449bef7ba678e1a86c1db983ff8c

14 – Utilize o Camera Awesome

Esse é outro aplicativo disponível para Android e iOS que disponibiliza filtros interessantes, ferramentas que melhoram a foto automaticamente, equilibrando cores, saturação e iluminação. Seu custo é de sete reais na Play Store e é gratuito na App Store.

15 – Desligue o flash

Evite utilizar o flash em suas produções, ele pode acabar com a luz da sua foto. Prefira capturar imagens em lugares claros naturalmente ou então utilize a tenda de luz.Para clarear fotos escuras, conte com os recursos dos editores e ferramentas citadas nos itens anteriores.

Tire suas fotos como um profissional e forneça um atendimento tão bom quanto suas fotos

A qualidade das fotos está diretamente ligada à atração que os visitantes de sua loja terão pelo seu produto e na confiabilidade de seu negócio. Por isso, é necessário reservar uma boa quantidade de tempo e lugares propícios para obter os melhores resultados possíveis. Para direcionar os visitantes aos itens que estiver vendendo, não deixe de usar um sistema de chat online. Nós da CaioDesign desenvolvemos seu e-commerce com a integração de um chat online para que você consiga prestar um ótimo suporte para seus clientes. Entre em contato conosco e saiba mais.